24 de dezembro de 2014

JULIO MONTEIRO MARTINS FOI-SE PARA SEMPRE

Recebo uma carta de Alessandra, que conviveu por dez anos com Julio, e com ele teve a filha muito amada Beatrice. Julio morava em Lucca, na Italia, onde era professor e editor, e foi o mais importante escritor brasileiro em atividade no Exterior. Ele é autor de inúmeros livros e criador da melhor revista cultural do mundo, a Sagarana. O conheci muito moço, pelas mãos de Caio Fernando Abreu. Fiz o prefácio do seu primeiro livro, Torpalium e ele traduziu, junto com seus alunos, alguns poemas meus para o italiano.

A carta de Alessandra, escrita nesta véspera de Natal, é de partir o coração.

"Queridos amigos,

Hoje Julio decidiu nos deixar. Estava na hora, despediu-se tranquilo. Foi em paz, lúcido,protegido pelo amor da família e dos amigos, sem sofrimento. Decidiu adormecer, entrando devagarinho no sono eterno.

Enfrentou a doença como guerreiro que era, com coragem, sem poupar forças, com fé. A sua fé laica sempre foi aquela das esperanças, porque ele era mesmo assim: um homem que sabia contar-se uma realidade mais feliz, um homem que voava e imaginava coisas bonitas.

A nós que sobrevivemos resta a missão de proteger e fazer crescer em saúde seus filhos amados. Minha parte será cuidar dos filhos humanos. A vocês peço o favor de cuidarem dos diversos filhos de papel e Arte gerados por ele, assim Julio continuará presente entre nós.

A ele, meu companheiro por dez anos, meu marido, pai de Beatrice, prometi o último presente: uma celebração com todos os amigos ao lado dele. Uma festa, porque os brasileiros amam as festas e Julio mesmo neste aspecto era deliciosamente brasileiro.

Sei que diversos amigos brasileiros, americanos, portuguêses, francêses, alemães moram longe, para eles será difícil participar à celebração em memória de Julio. Assim, através destas linhas mando também a eles lembranças e carinho.

Um abraço bem apertado a todos. Sei que Julio não fará falta apenas a mim.

Com afeto


Alessandra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário