4 de outubro de 2011

A PALAVRA POESIA


Nei Duclós

Você não precisa da coisa,mas da palavra. Poesia não é dizer coisas,mas usar a palavra, a mais solitária das criaturas, principalmente na leitura

Ficam chocados que Marco Polo jamais foi à China. Não precisava. Ele estava escrevendo um texto, composto de palavras, não de viagens

Nunca fui a Paris, mas se eu escrever "estou em Paris" ninguém me tira de lá

Inspiração é uma palavra como as outras

Quando o coração bate descompassado na hora de escrever um poema, dê uma volta que passa. Depois volte para seu ofício

Isso não significa que você vai cultivar a poesia como se fosse uma plantação de pregos. Pode até ser, mas prepare-se para fazer curativos

A maior praga da poesia atual é o trocadilho, que perde a graça na segunda leitura. E abusam do hai-cai enquanto desprezam o soneto

Há também a tentação de virar de pernas para o ar alguns versos consagrados. Deixe em paz os mortos. O poema é uma criança que pula

Exercício de poesia não deve propor temas, mas sim ritmo, fôlego, armadura, engrenagem, corte e costura

"Escreva sobre a flor", propôs o mestre. Pisei na pétala, virou gosma, escreveu o Joãozinho

O que tinha no meio do caminho era a palavra pedra. Que estava no meio da palavra caminho. Não há paisagem na parada

Se você for desatento às palavras, provocará riso. Se for duro com o poema, fará chorar as pedras

O poeta é um ser selvagem, não porque tenha o aspecto rude, mas porque passa o dia com a palavra, a mais bruta das criaturas

Criar não é forjar do nada. Mas saber colocar numa melodia original as mesmas notas de sempre


RETORNO - O poeta Rubens Jardim escreveu na Facebook o seguinte sobre este poema: "Mais uma vez me curvo e aplaudo teus magníficos textos poéticos. Encontrei aqui, nessa tua escritura, ressonâncias e parentescos com Bachelard. Digo isso referindo ao tipo de tratamento dado a palavra e as suas dimensões sempre inesgotáveis.... Acho que vc diz coisas de arrepiar, precisas, preciosas. Por exemplo: palavra(a mais solitária das criaturas); O poema é uma criança que pula; o poeta é um ser selvagem,etc,etc. Receba meu encantamento e a minha admiração.abração fraterno."

Nenhum comentário:

Postar um comentário