22 de fevereiro de 2009

MEU VERSO NA REVISTA CARAS


O verso "Quero um sorriso que dure uma quadra e dobre a esquina a iluminar-me" é de Nei Duclós, por coincidência, eu. É preciso fazer essa ocorrência, pois esse trecho de um poema meu está se espalhando pela rede. Todos os dias, me dedico a um compromisso: pedir para as pessoas que reproduziram esse verso, publicado na edição 796 da revista Caras, seção Foco, que coloquem o crédito. Normalmente sou atendido, especialmente no Orkut, onde ele foi adotado por inúmeros perfis.

Caras deu o crédito corretamente, só errou o nome do poema. Não é "A Noite dos Milagres", como está na página reproduzida acima, pois esse é o título do poema anterior ao poema do sorriso, segundo a paginação do meu livro de estréia, Outubro (1975). O certo é "Quero um sorriso". Na edição única de Outubro, esse poema saiu sem seu título (quando isso acontece, se escolhe o primeiro verso).

O que me impressiona é que o sucesso do verso não está ligado ao autor. Tudo que é citação tem autoria, mas na minha vez parece que a poesia brota como cogumelo. Todos sabem como é árduo o ofício do poeta e como custa o retorno. Neste caso, levou 40 anos para ter alguma repercussão. É o momento de reconhecer: este verso faz parte de um poema de Nei Duclós! O poema, na íntegra, é este:

QUERO UM SORRISO

Nei Duclós

Quero um sorriso
que dure uma quadra
e dobre a esquina
a iluminar-me

uma lágrima
sem consolo
que traga um soluço
de dez minutos

um corpo que aperte
com fogo de inferno

uma dor que desperte
um ruído que abra

qualquer coisa
forte
que rasgue

Nenhum comentário:

Postar um comentário