1 de outubro de 2008

NOTÍCIAS EM VÉSPERA DE ELEIÇÃO


Não falei em eleição ainda nesta campanha. Parece que está proibido na internet, não sei. Não pode dizer em quem vai votar, elogiar candidato etc. Mas não é por isso que eu fico quieto. É por outros motivos. Mas isso não importa. Vamos comentar algumas notícias a esmo, por itens.

CONSENSO - A empresa multinacional Ibope faz parte do esforço de celebrar Lula, o dono do cofre, como um fenômeno de aceitação popular. Os índices eram por volta de 70%, parece que agora está chegando aos 80%. Em pouco tempo, com esse andar da carruagem, chegará aos níveis de Sadam Hussein, Stroessner e Idi Amin Dada, ou seja, cem por cento. O que mais dá engulhos é o sorriso vencedor da petralhada e os uivos invejosos do tucanato. Hasta quando?

COPA 2014 - Florianópolis se candidata para ser uma das sedes da Copa do Mundo que será realizada no Brasil, certamente ainda sob a presidência do Ibope. Talvez Floripa ganhe. Mas o certo é que, se tiver jogo da Copa por aqui, vai chover. A ilha não perdoa. Chove para caralho. E aí, quando acaba o evento, abre aquele sol.

ANDROIDES - Será filmada uma seqüência de O Caçador de Andróides, com o Harrison Ford. O melhor de Blade Runner é o questionário para ver se o cara é humano. Você devora carne de gente no jantar? Se a criatura nem pisca, é androide. Acho o máximo. Gosto do questionário. Pode ser aplicado de várias formas. Você vai votar no Maluf, na Marta? Se disser que sim, já sabe.

CATEQUESE - É avassaladora a campanha do politicamente correto no noticiário e na publicidade (que hoje são sinônimos). Se cada um fizer sua parte, o mundo vai mudar, diz a inocência encalacrada pelo raposismo militante. Vai nada. Faça a sua parte que continuarás enrascado. Boas intenções não apitam. Disso as estradas de ferro da Rússia estão cheias, já dizia Lênin. O que pode mudar alguma coisa é eliminar as doses maciças de hipocrisia e babaquice.

URNA - Vou votar pela primeira vez em Floripa, depois de votar em trânsito algumas vezes. Este ano, fiz a transferência do título. As campanhas são de amargar. O PT quer colocar teleférico na ilha, quando uma linha simples de Veículo Leve sobre Trilhos resolveria. Candidatos antigos e emergentes sorriem diante das câmeras e se batem sem dó. Parece que o atual prefeito está com tudo. Fez um monte de coisas, mas isso não é considerado uma virtude pelos adversários. Não vou anular o voto.

REFORMA ORTOGRÁFICA - Energúmenos e picaretas tiram o acento da palavra idéia. Mudar a ortografia é apenas para levantar dinheiro com livros didáticos e dicionários e manuais. Colocam de volta o k, o w e o y, que jamais deveriam ter saído do alfabeto. Tiram o bode e depois colocam o bode. Pois vou continuar acentuando idéia. Aliás, vou dobrar o tamanho do acento em idéia, ok?

PROFISSÃO: REPÓRTER - Caco que é Caco peita tudo, menos permitir que o piloto do monomotor vire de cabeça para baixo em pleno ar. Grande reportagem sobre o garimpo no Brasil, país que é um acampamento, onde não existe nada, nada, só a coragem de viver. Grande Caco Barcellos, o cara que todos admiramos, e sua equipe magnífica de jovens repórteres. Mandei um e-mail para lá e a gurizada achou que eu estava elogiando. Não se elogia Caco, seu. Apenas se bate o ponto. O cara está há 40 anos dando cravada. Vai elogiar o quê? Seria o mesmo que chegar para o Tom Jobim e dizer: pô, cara, tu é bom mesmo, hem? Parem com isso. Elogio é para medíocres.

RETORNO - Imagem de hoje: Sean Young em Blade Runner. É androide, é humana? E importa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário