1 de novembro de 2022

ABANDONADO

 Nei Duclós 


Não sou mais aquele personagem

Porque o tempo contou toda verdade

Restou o indivíduo sem disfarces

Pifaro de banda, tambor de couro de gato

Sujeito dos mandados

Pescador de piava

No rasinho do arroio


Abro num lance toda a tarrafa

Moro agora no rio do meu pai

Não fui herói, semideus lendário

Guerreiro de quatro costados

Navegador cheio de bossa


Aprendi a ler na Caminho Suave

Uso o guarda -pó e cabelo engomado

Sou o que não partiu para a capital


Na avenida lotada

Vi os capacetes se aproximarem

Deixei aí de ser soldado

Mas salvei a poesia debaixo do braço 


Minha mãe varre a calçada

Não por obrigação mas por hábito  

Tem olhos exaustos de chorar por mim

Filho pródigo, fugitivo escolar 

Eu tinha no olhar o destino

sórdido 

Dos abandonados


Nei Duclós

Nenhum comentário:

Postar um comentário