5 de agosto de 2009

REVANCHE


Nei Duclós

Sou avô, mas jamais fui neto
Por destino desenhei uma linhagem
Da nação sem lei sou a estiagem
E reponho a bandeira no meu teto

Abandonei o estrago das esperas
E fui em busca da camaradagem
Encontrei a exaustão da mocidade
E a tristeza terminal em cada cela

Eu que no passado fui tormenta
Na dor, assombro de esperança
Apaguei o futuro do meu rastro

Montei sem chances no deserto
Mergulhei nas pedras dos extremos
Hoje sou aço e cobro uma revanche


RETORNO - Imagem desta edição: Anthony Quinn como Auda abu Tayi em Lawrence of Arabia.

UMA HISTÓRIA DE QUINN COMO AUDA

Miguel Ramos me envia uma história verídica, contada pelo próprio Anthony Quinn: "Antes de ser oficialmente contratado para o papel de Auda Abu Tayi, precisava me encontrar com David Lean para obter a aprovação definitiva. Era só uma formalidade, mas os produtores estavam me pagando uma fortuna e eu queria que vissem que o dinheiro era bem empregado.

Lean já estava na locação, filmando no meio do deserto, portanto fui ao seu encontro já a caráter. Parei no quartel-general da produção para a figurinista me vestir os trajes apropriados e fui à tenda da maquiagem com uma foto de Auda Abu Tayi como modelo. Uma hora depois, com a barba e o famoso nariz adunco de Abu, eu convenceria o mundo de que era o próprio.

Iolanda, minha mulher, e eu seguimos de jipe até uma duna a poucas milhas de distância. Paramos a cerca de 300 metros de um rochedo dramático, sabendo que Lean estava do outro lado, filmando a cena daquele dia. De onde estavam, não veriam o jipe. Eu queria fazer uma entrada em grande estilo, surgindo das areias, a pé.

Não contei com a gente do lugar. Bem à frente havia uns quatro ou cinco árabes sentados sob uma saliência do rochedo, para fugir do sol do meio-dia. Sentavam-se juntos, como carneiros à sombra. Ao me avistarem surgindo no horizonte, começaram a saudar: "Abu Tayi, Abu Tayi, AbuTayi". Para eles eu era Auda Abu Tayi, enviado para livrá-los do sol quente, como uma miragem. Puseram-se a me seguir, em fila, até o outro lado, onde haviam me dito que encontraria a equipe. A saudação dos árabes se alteava, transformando-se num cântico feroz em honra de Abu Tayi. Elevado pelas vozes, fui conduzido em procissão ao set, onde Lean conversava com Peter O' Toole.

Disseram depois que os árabes causaram uma grande comoção, à qual pude assistir, e que fiz uma entrada grandiosa, à qual os outros assistiram. Lean interrompeu a conversa com O' Toole e perguntou a um assistente a razão do tumulto.
- São os árabes, sr. Lean - o assistente explicou. - Estão cantando em hora de Abu Tayi.
-E quem é aquele, o primeiro da fila?
-Não sei. Deve ser o Abu Tayi.
-Olhe - disse Lean -, O Anthony Quinn que se foda. Contrate esse cara agora mesmo."

Do livro "Tango Solo", de Anthony Quinn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário