8 de agosto de 2009

O QUE É ÉTICA?


Ética é a medalha de honra dos canalhas. Jamais é pronunciada pelas pessoas honestas e decentes, que não precisam apontar como algo externo e palpável o que faz parte delas, o fato de serem boas e justas diante dos semelhantes. Ética pode ser usada à vontade, principalmente para arquivar denúncias contra criminosos que brandem suas fichas para serem absolvidos de todas as acusações.

Hoje, a ética é bala na agulha. Multidões de militantes éticos estão preparadas para a guerra. Trabalham dia e noite aparelhando o Estado com suas certezas éticas e não vão largar o osso assim no más, depois de uma eleição onde saiam derrotados, por exemplo. Por mais de uma vez a nação foi ameaçada de violência se o poder que conseguiram mentindo sobre ética corresse perigo. A ética faz parte das:

PROFISSÕES BIZARRAS

ÉTICO – Especialista em tirar da reta, vai até as últimas conseqüências defendendo o seu. Pode até berrar em rede nacional: “o dinheiro é meu!” Assim, não haverá dúvida para que serve a ética.

PROVADOR – Café ou vinho, o provador profissional vive de ecas. Usa até babador, pois joga fora tudo o que põe na boca.

RECEPTADOR DE CAMISAS TROCADAS – É o sujeito que fica na boca do túnel recolhendo as camisetas suadas, trocadas nos intervalos dos jogos. Ele coleciona futum e pode conseguir bom preço por isso. Normalmente joga os souvenirs num canto e só aposta nas peças que poderão dar lucro. Tem faro para o negócio, pode-se dizer.

DEMOCRATA – Mix de Berlusconi com Chávez, o democrata nega que tenha armado os criminosos enquanto posa nu para as câmaras ao lado de prostitutas, mata estrangeiro ilegais remetendo-os de volta ao deserto em containers de aço, e ainda financia o carnaval do Rio. Sua palavra de ordem é: “Não radicalizemos”. Seu bordão: “Imprensa golpista”. Sua obsessão: “Ah,é? Então tu é tucano (petista)”.

SEGURADOR DE BANDEIRA - Deu no noticiário: carregar bandeira de partido ou de reivindicações é atividade remunerada, reconhecida pelo sistema político vigente. Pode até gerar aposentadoria, já que a democracia do Sarney completa 30 anos daqui a pouco.

EX-ESTRATEGISTA – Cargo de aposentado estabelecido, depois de levar a maleta cheia de dólares para o exterior, pagamento de sua anexação a governos que ele definiu como os mais corruptos da História. Tem sotaque gringo e faz caretas de Mussolini.

REVOLUCIONÁRIO – Usa barbinha e bolsa e aponta o dedinho para todas as direções. Toca e canta Viola Enluarada e grita No pasarán. Acredita ser El Che, mas não admitem que o mandem para a selva.

REACIONÁRIO - Separatista, quer que os Jardins virem principado e que ele e seus parentes sejam reconhecidos de raça pura. Vivandeira de quartel, fica nervoso com a falta de entusiasmo dos fardados.

CONTADOR DE MOEDINHAS - Vive na fila da padaria fazendo contas entre o número de pães a comprar e o preço que eles vão alcançar no sistema por quilo. Quando tira os trocados do bolso, sempre uma moeda de cinco centravos acaba rolando para baixo do balcão, o que o obriga a refazer a compra.

RETORNO - Imagem desta edição: Senate, obra de Gropper, um dos inúmeros grandes artistas americanos de vanguarda do início do século 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário