5 de abril de 2008

AVENIDA FAVORITA DEFINE A PESSOA


Escolher uma rota dentro da megalópole significa assumir uma identidade própria. Cheguei a essa conclusão depois de muito andar pela grande quantidade de caminhos que existem em São Paulo. As principais personalidades definidas pelas grandes avenidas são:

23 DE MAIO - Você é um épico. Gosta de grandes paradas, de marchas sobre Roma, de dizer "aqui, na capital". Ao trafegar pela majestosa avenida 23 de Maio, participa da grandeza dos destinos imperiais. É a favorita dos taxistas. Você está em qualquer lugar da cidade e quer ir para qualquer outro. "Vamos pegar a 23 de maio", decreta o ás no volante. E lá está você, junto a milhares de outros motoristas, no magnífico desfile que desemboca no fim do arco-íris.

9 de JULHO - Você faz parte da modernidade inaugurada nos anos 50. Gosta de passar pelo único túnel decente de todo o caos viário, o que passa debaixo da avenida Paulista (e que não tem o teto assustador como os túneis construídos pelo Maluf). Sabe que depois dessa passagem não há engarrafamento. Gosta da praticidade desse caminho, que te leva aos pontos principais da cidade.

ÁGUAS ESPRAIADAS - Você é malufista. Chama a Roberto Marinho de Águas Espraiadas, para provar que ela existe e que não houve desvio de verbas. Você enche a boca quando entra nessa avenida. Nem faz sombra à 23 de Maio, mas isso não é importante. É para não ser esquecida, é para lembrar o grande fazedor.

REBOUÇAS - Você é saudosista. Ainda insiste em pegar a Rebouças, que jamais anda. Gosta de apontar os plátanos e dizer que eles continuam lá. É a avenida entre os bairros Cerqueira César e Pinheiros, faz parte de uma São Paulo que foi engolida. Toda vez que você entra na Rebouças, lembra do Quarto Centenário de Sampa. Aliás, a Rebouças já existia nos anos 50?

FARIA LIMA - Você é novo rico. Paga uma fortuna para estacionar no Shopping Iguatemi. Convive nas transversais cheias de lugares descolados. Você faz parte de gente bonita. Fala ao celular o tempo todo e bate o salto nos pisos de mármore.

MORUMBI - Você é aristocrata, pois passa todos os dias pela Morumbi e ainda se delumbra com os muros altos cheios de heras e seguranças na frente. Aponta a rua do Silvio Santos e diz que ali só passa quem o apresentador quer. É o que dizem e você repete. Você mora em outro lugar, mas suas veias são azuis. Você enche a boca quando diz "lugar nobre".

PACAEMBU - Você é uma pessoa ocupada. Cruza a cidade, passa pela Lapa, vai até Santana para resolver um pepino. A Pacaembu tem a simpatia dos empreendedores. É útil, dinâmica, clássica.

FRANCISCO MORATO - Você acaba de chegar a São Paulo, vindo do sul do país. Fica apavorado com o que vê. É cartão de visitas do que te espera. Você é forte, você tem fé. Nada o abala.

RETORNO - 1. Imagem de hoje: avenida 23 de Maio, em São Paulo. 2. Claro que esta lista está incompleta. Arrisque seu palpite sobre esse candente assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário