21 de agosto de 2018

UMA VIDA DE ENSAIOS E CRÍTICA LITERÁRIA

Nei Duclós

Acabo de fazer o prefácio para a edição italiana do primeiro romance do saudoso amigo Julio Monteiro Martins, A ÚLTIMA PELE. Essa é uma atividade permanente que exerço desde 1976, quando estreei na Veja com uma resenha sobre Maíra, o romance de Darcy Ribeiro. Meu editor na época era outro amigo importante, Jorge Escosteguy. Pessoas que me levaram junto ao longo de uma carreira de altos e baixos,. toda ela dedicada às palavras.

Pessoas fundamentais como Wagner Carelli, que continua na ativa com novos projetos e que me levou para a produção de textos sobre Borges, Simões Lopes Neto, Rilke. Editores de primeira, como Dorva Rezende, que me abriu as páginas do Diário Catarinense, onde escrevi sobre Cecilia Meirelles, Ivan Turgeniev, entre muitos outros. Ou Carlos Willian Leite, que no Jornal Opção e na Revista Bulla abriu espaço generoso para minha produção ensaística.

Essa abordagem permanente da produção literária de contemporâneos e clássicos faz parte do ebook, AS RUÍNAS DO DISCURSO. Reúne textos publicados em revistas impressas, como Veja, IstoÉ, Senhor (da Editora Três), virtuais, como Cronópios, Revista Bula, Digestivo Cultural, em jornais como Estadão, Folha de S. Paulo, Zero Hora, Jornal Opção, Diário Catarinense, em prefácios para editoras como a Globo, e a Atica, além de blogs e sites. A diversidade da divulgação nesse largo espaço de tempo tem um vetor principal: são textos não tradicionais, adaptando as descobertas de grandes mestres sobre a linguagem, como Barthes, Foucault, Borges, Ezra Pound, e ousando imaginar um território fecundo de ideias sobre a prosa, a poesia e a História.

São muitos autores: Flaubert, Tolstoi, Isaac Singer, Cecilia Meirelles, Alejo Carpentier, Victor Hugo, Garcia Marquez, Raduan Nassar, Maximo Gorki, Turgeniev, Javier Cercas, Mempo Giardinelli, Lampedusa, Monteiro Lobato, Graciliano Ramos, Moacir Japiassu, Cícero Galeno Lopes, Darcy Ribeiro, José Onofre, Francisco Coloane, Rilke, Borges, João Cabral, Neruda, Bruno Tolentino, Henry Miller, Rubens Jardim, Rodrigo Schwarz, Adélia Prado, David Toscana, Edward Said, Marco Celso Viola, Joaquim Nabuco, entre muitos outros. São 209 páginas de um livraço, que faz parte da CAMPANHA DO LIVRO em comemoração dos meus 70 anos a serem completados, se tudo der certo, em outubro. .




RETORNO - Adquira seu exemplar. Pelo Messenger, mensagens do TT ou email neiduclos@gmail.com

AS RUÍNAS DO DISCURSO
ebook, 209 pgs.
Ensaios
Nei Duclós
R$ 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário