1 de novembro de 2017

PALAVRA NA PEDRA, O NOVO EBOOK DE POEMAS



Nei Duclós

Com 185 páginas, meu novo ebook de poemas PALAVRA NA PEDRA, Edição do Autor, em PDF, já está disponível para quem quiser  ter em seus arquivos o que produzi este ano de 2017 e publiquei nas redes sociais. Basta manifestar interesse aqui nos comentários, no espaço das mensagens do Twitter ou Facebook ou pelo email neiduclos@gmail.com.  O valor de 20 reais é um sinal de apoio ao escriba veterano e ao esforço de edição que envolveu a reprodução dos trabalhos que aparecem em ordem de publicação virtual ao longo do ano.
A capa é de autoria da artista Juliana Duclós.
A seguir, o poema que puxa o comboio da obra e o texto de apresentação.

PALAVRA NA PEDRA

Embaixo da pedra eu vi a palavra
ela se contorcia ao ser descoberta
quis escapar mas não sabia o norte
precisava de mim, pálido profeta

Recolhi num sussurro seu corpo fértil
e o joguei no monturo, remanso frágil
esperei que virasse a planta soberba
e suas sementes em vão germinassem

Meus olhos exaustos lembraram o poeta
que andava no ermo e topou descuidado
notei que a vida se oculta na treva
no lugar mais fundo, nas fontes primevas

Busquei o sentido neste mundo bizarro
cortei a navalha todo tipo de excesso
Voltei ao caminho e repeti o gesto
encontrei a palavra embaixo da pedra

Nei Duclós



TODAS AS VOZES DO MUNDO

Este livro é a reunião completa dos poemas que escrevi e publiquei pela primeira vez em 2017 nas redes sociais – facebook, twiiter e blog. Trata-se de um ano de muita confusão no mundo todo, quando a arte assume cada vez mais importância e força, pois trabalha a linguagem, fonte do acordo e da paz, e também da justiça e da coragem.  O exercício diário do poema é resgate e aventura, é avanço e sossego, fantasia e realidade, num claro escuro permanente sem começo, meio e fim. Feito de lembrança e futuro, a poesia traz de volta o que vale a pena e inaugura novos canais de acesso a uma percepção com o timbre da humana transcendência.

O título se refere a poema famoso de Carlos Drummond de Andrade que, como tantos outros poetas fundamentais, fazem parte do nosso acervo de formação. Mas em vez de prestar tributo ao cânone, é mais um toque sobre a permanência do poema, que vive embaixo da espessa camada imposta pelos múltiplos poderes. Lá a palavra cultiva seu nicho de resistência à luz do conceito clássico de virtude, na busca da felicidade pautada pelo bem comum.

Este livro se soma a tantos outros que são lançados provisoriamente em PDF, para depois chegar ao ebook distribuído oficialmente nos sites especializados. É um exercício de edição e um avant première para leitura compartilhada com tantos amigos leitores e autores fiéis. Nele confluem todas as vozes do mundo que cruzam os sentidos de quem se dedica a esse trabalho de encontro e realização coletiva.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário