27 de novembro de 2017

GANHAR DINHEIRO



Nei Duclós

É perda de tempo arengar sobre assuntos variados na campanha política. Os candidatos devem se concentrar num tema que é decisivo na vida de todo mundo: ganhar dinheiro. Por ser importante é tido como coisa feia. Está contaminado pelos discursos ideológicos (a velha conversa sobre capitalismo x socialismo), corporativos (excesso de concentração de renda tira o ânimo de qualquer um), além das falsidades da auto ajuda misturada à moda do empreendedorismo.

Ganhar dinheiro é o que pega. Se o Estado deixar as pessoas criar seus nichos de sobrevivência, sem criminalizar os negócios arrecadando exorbitâncias em tributos, taxas e burocracias, se cuidar da segurança para que ninguém caia nas armadilhas do crime organizado que vende proteção como as velhas máfias e enxuga os lucros em sucessivos ataques, e se houvesse formação adequada - falo em alfabetização em letras e números, não em escolas voltadas para gerar empresários - então será possível uma saída.Quem sabe os candidatos a presidente se concentrem nisso em vez de se entre devorarem com suas biografias, que não interessam a ninguém?

Esse é um assunto que tomou conta de boa parte da minha vida profissional, pois trabalhei em revistas de negócios como a Senhor, de SP, a Empreendedor, de SC, fiz frilas de eventos corporativos para a revista Visão, fiz reportagens e centenas de entrevistas para o programa Sala do Empresário, de SP, sou responsável há anos por uma newsletter de uma empresa de contabilidade, trabalhei na criação de campanhas publicitárias, lancei veículos de jornalismo e participei por uma década da cultura industrial convivendo com quadros especializados em economia, comércio exterior, inovação etc. na Fiesp, onde fui editor da revista quinzenal Notícias Fiesp/Ciesp, focada no chão de fábrica e nas soluções de sobrevivência empresarial;.Além de ser filho do Seu Ortiz Duclós, que fundou a bem sucedida Casa do Pescador, sustentou a família com seu tino comercial, chegando até a vender o peixe que pescava nos seus acampamentos, entre outras iniciativas,

Reuni minhas impressões e algum conhecimento no ebook CRÔNICAS DE NEGÓCIOS, que está disponível para venda. Basta entrar em contato comigo pelas mensagens do Twitter ou face, ou pelo email neiduclos@gmail.com. É um PDF que será enviado na velocidade da luz, com ´textos sobre o candente assunto. Viaje nessa coletânea de histórias e observações tiradas da vivência e do árduo ofício com as palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário