20 de junho de 2015

PARA SOBREVIVER NO COMÉRCIO



Nei Duclós

Não faça promoção com produtos quase vencidos. Você perde credibilidade, ou seja, renda.

Se você faz promoção é porque pode vender com menor preço. Defina o mesmo valor desde o momento em que o produto entrar na sua loja.

Seu estabelecimento comercial não é a sua casa. Não olhe o cliente como se fosse uma visita invasiva.

Cliente quer qualidade, preço justo e atendimento. Atenda.

Não permita que os fornecedores  tomem conta do espaço dos clientes. Agende o contato em lugar fora do circuito da venda.

Não atravanque os corredores de sua loja. E retire a tranqueira antes que o cliente reclame. Quando este se manifestar não fique na mesma dizendo pior que é.

Quem quer ter razão é o ideólogo ou o fundamentalista. Cliente não quer ter razão, quer comprar o que precisa desde que o comerciante seja de confiança.

Não empate a caixa com conversa mole. Seja rápido sem ser antipático e reduza os cumprimentos à civilidade básica,sem entrar no comadrismo escandaloso.

O atendimento deve estar voltado ao cliente, não ao dono ou ao colega. Não permita conversa entre funcionários se servindo do cliente como testemunha.

Crie um crédito da sua loja para clientes especiais, selecionados, em espaço de tempo reduzido, como por exemplo do dia 20 ao dia 5 do mês seguinte.

Saiba o nome de alguns clientes mas não abuse forçando uma falsa intimidade. Só o trate por seu nome quando for necessário.

Não diga fique à vontade para quem já está à vontade tentando escolher sua compra. Seja atencioso, mas não invasivo.



RETORNO -  Nei Duclós é autor do livro Fiesc 65 Anos - O passo à frente da indústria catarinense (Expressão, 2015), e jornalista responsável da newsletter Orcose (Hifen, SP), sobre consultoria voltada para os negócios e a contabilidade. Nos anos 1990 fez mais de 300 entrevistas para a Sala do Empresário (Hifen, SP) e nos anos 1980 foi repórter da seção de Negócios da Revista Senhor (Editora Três, SP). Trabalhou na Fiesp de 1993 a 2003 na seção Estudos e Análises e foi editor da revista Notícias Fiesp/Ciesp de 1998 a 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário