14 de julho de 2009

NO ACAMPAMENTO


Nei Duclós

Meu pai acende a fogueira
e prepara a cama
debaixo das estrelas

A madrugada é intensa
do céu pinga o sereno
O rio murmura a surda
espera do espinhel

Ele sopra as brasas
e dorme ao som dos pássaros
noturnos

Acorda com um pressentimento
alguma coisa mergulhou
Alguém engatilhou um túnel

O que tem forma
só com o vento
roçou no anzol
como um aviso

Meu pai levanta
e sacode o mato às cinco e trinta

Um peixe imenso
espera a sua hora
no centro da aventura

RETORNO - 1. Imagem desta edição: Rio Tâmisa, de Londres, foto de Daniel e Carla Duclós. Carla, minha nora, hoje faz aniversário. Muitas felicidades neste dia especial, Carla! 2. Escolhi o Tâmisa para unir dois aniversários. Por uma feliz coincidência, o seu Elo Ortiz Duclós também nasceu num 14 de julho, data magna da Revolução francesa. Os rios da minha terra foram navegados pelo meu pai, pescador de careirinha. Seu Ortiz nasceu há 97 anos e não está mais entre nós. Paz à sua alma, herói brasileiro de tantos filhos, que lutou o bom combate e deixou farta semeadura onde todos seus descendentes, sem saber ou sabendo, se alimentam. 3. O poema foi publicado no meu livro "No Mar, Veremos". 4. Atenção: por um lamentável equívoco, o texto "Cultura como estratégia", que está assinado por mim hoje, terça-feira, dia 14 de julho de 2009, no caderno Variedades, do Diário Catarinense, não é de minha autoria e sim do cronista Amilcar Neves. Amanhã, quarta, sairá uma errata, segundo me disse o editor Dorva Rezende.

BATE O BUMBO: SAGARANA NÚMERO 36


O escritor uruguaio Mario Benedetti e a artista brasileira Renina Katz (autora da obra reproduzida acima) são os dois destaques do novo banquete da melhor revista cultural do mundo, a Sagarana, agora na edição número 36. O Diretor da revista e da Escola de Narrativa do mesmo nome, Julio Monteiro Martins, o mais importante escritor brasileiro em atividade no exterior, manda a seguinte mensagem:

"Caros amigos,

é com satisfação que anunciamos a presença on-line, a partir de hoje, do n° 36 da revista Sagarana, em língua italiana, no endereço telemático www.sagarana.net .

Este número, dedicado ao poeta uruguaio Mario Benedetti, que nos deixou recentemente, oferece aos nossos leitores, além da seção “I Cortometraggi”, voltada para a videoarte e para as linguagens multimediáticas experimentais, uma Mostra Virtual das gravuras da artista brasileira Renina Katz.

A seção Saggi propõe reflexões de Eric Hobsbawn, Imre Kertész, Ryszard Kapuscinski, Hilário Franco Júnior e um texto inédito de Pina Piccolo, Respingimenti, sobre a política xenófoba do atual governo italiano. Em Narrativa são presentes contos e trechos escolhidos de romances de William Golding, Alberto Moravia, Antônio Barreto, Giovanni Faldella e traduções inéditas na Itália de contos de Lyonel Trouillot e de Junot Diaz. Em Poesia, além de Sono un caso disperato, de Mario Benedetti, traduções inéditas de Philip Lamantia e de Ivan Junqueira, além de poemas de Albert Camus, de Ivan Della Mea e de Derek Walcott. Na seção Gegner, dedicada à vanguarda alemã de hoje, o texto Silenzio intorno a un grido di gabbiano, dividido em Sud, Ovest, Nord e Est, descreve a nova exposição da artista alemã Tone Avenstroup, e a seção Nuovi libri apresenta trechos das obras publicadas recentemente na Itália de Lisa Ginzburg, Bozidar Stanisic’, Luiz Ruffato e Mia Lecomte.

Neste mesmo endereço telemático poderão encontrar a seção Il Direttore atualizada, com o conto inédito Stabat Mater, de Julio Monteiro Martins, e na seção Scuola todas as informações sobre o Laboratorio di Narrativa da Sagarana, que terá início na primeira semana de outubro de 2009, em Pistóia, na Itália. Ademais, na seção Archivi, estão disponíveis para leitura todos os números anteriores da revista e todas as "Lavagne del Sabato" publicadas até hoje em Sagarana.

Esperamos que os vídeos, as imagens, os ensaios, os contos, as poesias e os trechos de romances selezionados possam oferecer-lhes muitas horas de agradável leitura.

Recordamos ainda a todos aqueles interessandos na Literatura Migrante Italiana que de 28 a 30de setembro de 2009 acontecerá em Lucca, na Sala Accademia 2 do Palazzo Ducale, na Praça Napoleone, o IX Seminario della Sagarana: Realtà e Prospettive della Letteratura in Lingua Italiana Oggi, um encontro de escritores, críticos e estudiosos da matéria, que passarão três dias juntos para discutir sobre o tema e ler as suas obras. A participação é gratuita.
Cordialmente,
A Redação de Sagarana

Julio Monteiro Martins"

Nenhum comentário:

Postar um comentário