29 de dezembro de 2008

DISTRIBUIÇÃO EM MASSA DE PRIVILÉGIOS



Em vez de distribuir renda, o Brasil distribuiu privilégios. É a maneira que nossa cultura secular encontrou de, aparentemente, fazer justiça. Acontece o contrário: disseminar o privilégio ajuda a manter a sociedade de castas, pois multiplica a exclusão. Para onde você dirige o olhar, topa com alguém impondo ou usufruindo um privilégio, o que significa ir contra os que não possuem o mesmo acesso. Vamos por nichos:

TRÂNSITO – Chapa branca, vaga particular em espaço público, imposição de presença por meio de carros com dimensões acima do que seria permitido, tráfego na contra-mão ou acostamento para driblar engarrafamentos, vidro com película escura proibida por lei, farol azul brilhante que cega quem vem pela frente, som envenenado de mil megatons para humilhar o ouvido alheio, principalmente na praia. É uma sucessão bandida de eventos.

Excluídos: pedestres, motoristas de carros velhos, usuários de transporte público.

PROPRIEDADE - Grilagem de terras públicas e invasão de terrenos de posse por meio da força bruta, uso da máquina do governo para gerar mais latifúndios (como a marotagem de reservar uma porção da terra desapropriada para os meganhas da burocracia), usufruto de recursos público para lavouras predatórias, mau uso do solo para exploração de jazidas ou plantação criminosa de árvores direcionadas para a indústria de papel e celulose, latifúndios improdutivos, terra arável sendo usada para soja, cana, eucalipto, gado, sementes para o biodiesel.

Excluídos: pequenos proprietários, sem terra, população em geral que acaba pagando alimento envenenado e caro.

IDADE - Ruy Castro hoje na Folha fala de alguns crimes cometidos por gangs de jovens, em cruzeiros marítimos, salas de aula etc. A juventude solta e drogada, sem parâmetros, incentivada a desprezar o Brasil sem soberania e sem História decente (conforme os ensinamentos dos professores pseudo-politicamente corretos, faz o que quer e pode. É incentivada para isso, como comprovam os mega-shows de nulidades como Madonna, que além de músicas de merda ainda fica apontando a genitália durante o show, como se os genitais fossem uma grande coisa para ser apontada em público. Mas não é só a juventude que é privilegiada. A Terceira Idade, com acesso ao Viagra, à aposentadoria precoce (inflada por mil artimanhas jurídicas) e à furação de fila em todo lugar também são uma casta de privilegiados.

Excluídos: os aposentados com remuneração pífia, os que são considerados, pela idade, obsoletos para o mercado de trabalho, a multidão de jovens que não com seguem emprego, a infância abandonada e violentada.

CELEBRIDADES - Exigir mil toalinhas de papel crepom e croissants de com recheio de crme de amora, mais água mineral importada e outras frescuras é a exibição do privilégio por parte dos incensados pela mídia, os imbecis que ascendem à celebridade e usufruem a grana preta que a população mal resolvida, e iludida pelo marketing, deposita aos seus pés. Depois os famosos acabam internados em clínicas por excesso de consumo de drogas ou se metem em casamentos imbecis, que acabam em morte ou separação, celebrados pelas revistas do egocentrismo, e todo mundo se espanta.

Excluídos: os talentos anônimos, que não conseguem mostrar seus trabalhos, pois está tudo tomados pelos sertanojos, os padres marcelo rossi, as xuxas e tudo o mais.

GÊNERO E RAÇA - Se você, como eu e todo brasileiro, tiver uma pele um pouco mais escura, pronto, nem precisa fazer vestibular, vai na onda das cotas. Se resolveu ou nasceu ser homossexual será cacifado por dinheiro público para festejar sua opção de maneira bizarra em praça pública. Se vende seu corpo por dinheiro porque é uma infeliz ou uma pessoa desesperada e sem perspectivas, então pode valer seus deretchos. Se não possui testosterona pode alardear sua condição feminina aos quatro ventos e policiar quem mija em pé. Se você é um machão asqueroso que vive de agarros com seus iguais, então você pode fechar puteiros, invadir praias, fazer baderna e exibir seus bíceps e fórceps onde estiver.

Excluídos: todos os que queimam as pestanas para passar no vestibular, os que gostam de fato de pessoas do outro sexo, os que não freqüentam academias, os acima do peso.

RENDA – Quem dá duro, dança. Quem investe em papéis podres, também, mas por algum tempo se acha um privilegiado. Quem está na lista de esmolas oficiais, quer que o presidente continue. Quem exerce cargo eletivo e acha que ganha pouco, pode votar, na madrugada, um aumento de rendimentos na base dos mil por cento. Quem especula com terra, está por cima. Quem mantém milhares de imóveis ou terrenos vazios enquanto a população se acumula nas favelas, é apenas um investidor, entende?

Excluídos: os que estão fora das 19 mil famílias que dominam a renda no Brasil.

RETORNO - Imagem desta edição: Transporte Na Holanda, foto de Daniel e Carla Duclós. A Holanda não distribui privilégios, mas nem por isso corta o acesso da população ao que há de melhor. Simplesmente cria soluções de massa para uma vida normal, saudável, proveitosa, como é o caso dos trens confortáveis para qualquer canto de Amsterdam, do país, da Europa. Todos tem acesso às ferrovias. Não se trata de um privilégio para uma casta. É um serviço democrático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário