21 de julho de 2007

A DITADURA APROVEITA O LUTO


Lula teve que se explicar em rede nacional e ainda foi obrigado a anunciar uma série de medidas tardias para o apagão aéreo. Foi forçado a isso pois seu anão moral, o microscópico Marco Aurélio Garcia, fez um explícito top top top, ao melhor estilo Fradinho, do Henfil, quando soube que um problema mecânico tinha sido a causa do acidente em Congonhas e não, acreditou ele, o governo. Se não foi o governo, então por que o governo anunciou as medidas? Soubemos também que as autoridades aeronáuticas que estão no poder em toda esta crise foram condecoradas pelo vice-presidente José de Alencar, o rei da toalha quente, que definiu o gesto do anão Garcia como infeliz.

Infeliz é a nação, não só por amargar este governo, mas por voltar a ser refém da direita, que está com tudo e não está prosa. A morte de ACM mostra o quanto a ditadura civil está no auge. Todos caíram de elogios a ACM, o homem que ajudou no golpe de 1964, que foi ministro e governador da ditadura, que foi co-fundador da ditadura civil junto com José Sarney. Todos se desmancham em elogios. E na televisão, o “povo” lamenta a morte do pai da Bahia. Com devido respeito aos mortos, é possível fazer pelo menos uma, uma só, crítica ao que foi vivo e ficou por 40 anos prejudicando o país?

Por ser culpado, e por ter sido identificado com a esquerda por um certo tempo, o governo entrega o país nos braços do reacionarismo mais explícito, agora sintonizado com a “indignação” diante da má gestão petista. A culpa, claro, é da esquerda, dirão. Precisamos da direita de novo, vamos elegê-la. Será a vez de mais ditadura, e de forma mais explícita. Talvez nem com o dourado do PSDB, mas algo troglodita mesmo, ou então alguém de punhos de renda que use luvas de chumbo. Vai saber.

Enquanto isso, os aviões continuam enfrentando as mesmas dificuldades, pois os aeroportos são os mesmos, a falta de manutenção é a mesma, as autoridades, agora condecoradas, continuam firmes. Esperam que não haja tão cedo outro acidente, mas como não haver se a pista molhada continua dando problemas, se os aviões continuam arremetendo, se os reversores são problema recorrente? Claro que a idéia é privatizar a Infraero e o controle de vôo. Deixar de investir para sucatear e desmoralizar, morra quem morrer. E aí abocanhar o butim. O objetivo é acabar com todo o patrimônio do Brasil Soberano.

É top top top na nação, que foi convidada a relaxar e gozar com a crise aérea. Os anões morais tomaram conta do país desde 1964. Continuam no poder. É tocante a cena de Sarney aos prantos chorando a morte do ultrareacionário pai da Bahia. ACM foi o homem que definiu a continuidade do monopólio global depois do período militar da ditadura. O cara que impediu que as concessões de televisão, quando era ministro das Comunicações, fossem para mãos progressistas.

O luto em plena ditadura, que aproveita a dor coletiva para firmar-se mais ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário