5 de outubro de 2005

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO



Tudo indica que Frei Chico vai morrer com sua greve de fome, já que ele está disposto a ir até o fim e o governo mostra-se indiferente e insiste em trazer a seca para onde está o rio, no lugar de eliminar a seca com a transposição das águas (de quebra, como medida compensatória, vai financiar projetos de produção de alimentos para exportação, os mesmos alimentos que faltam ao povo). Este é um governo perigoso e precisa ser enfrentado com todas as forças. Frei Chico apoiou Lula na campanha por acreditar que não seria levado adiante o projeto de trazer a seca, idéia do governo FHC. O frei andou a pé pelas margens do grande rio, que agora está condenado. Em louvor à coragem, transcrevo aqui a mais famosa das orações de São Francisco, santo que agora deve fazer parte de nossas devoções.

Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor.
De ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras
E preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo,
Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor
Pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo.
Pelo qual iluminas a noite.
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra,
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a Paz,
Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes à tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.

CARTA - Frei Luiz Flavio Cappio dise o seguinte para o presidente: "Sempre fui seu admirador. Participei ativamente em todas as campanhas eleitorais do PT, alimentando o sonho de ver o povo no poder. Desde que o Governo Fernando Henrique apresentou a proposta de transposição do Rio São Francisco, fomos críticos acirrados deste projeto". Frei Chico, como todos nós, acreditou. Pagamos hoje o preço. Imperdível o Fotogarrafa de Marcelo Min, o olhar absoluto, que sabe de tudo. Lá ele mostra a dimensão humana de Frei Chico e deslancha a campanha pela internet a favor dessa luta.

RETORNO - Duas crônicas que publiquei no Diário Catarinense entram no circuito educacional de Santa Catarina. Foste a sonoridade que acabou faz parte de uma prova da secretaria estadual de educação para selecionar professores numa prova de comunicação e expressão. E Leitura de elevador é um dos textos complementares do cursinho Energia, aqui de Floripa. A primeira é sobre o sucateamento musical do Brasi soberano. O segundo sobre a perseguição à leitura no país ágrafo. Ambas já são do conhecimento dos leitores do DF e do meu site. Soube ontem, procurando no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário