22 de junho de 2005

MAIS ALMANAQUE DE BORDO




A lua tem luz própria. De sua esfera brota o dia noturno, enquanto ela fica fixa no céu como a porta para um outro mundo. Se rouba sua iluminação das estrelas, como dizem os cientistas, é porque gera dentro de si uma fonte misteriosa, capaz de soldar o céu com sua goma de puro néon. Lua cheia do inverno é véspera de dia claro e firme. O silêncio envolve o corpo como um colchão de espuma. Nenhum brilho despenca e o sonho cai como o sereno.

Carlos Castilho, jornalista veterano e no front da mídia digital, dá aulas de informação no seu obrigatório blog Código aberto. Castilho, a quem tenho o prazer de conhecer (já me trouxe de carro aqui em casa e comentou que não moro, me escondo) trabalha no Observatório da Imprensa e fez uma análise importante sobre a chuva de comentários do eleitor indignado nos blogs políticos. É bom sempre lembrar que blog é mídia e portanto pode ser qualquer coisa. Não se trata apenas de diário íntimo ou reflexões sobre tudo. É ferramenta poderosa a favor do espírito democrático.

José Dirceu (eu não disse?) declara que sai do governo com as mãos limpas. Ninguém pode contestar sem prova. Mas pode-se perguntar: se está com as mãos limpas, por que saiu do governo?

A xenofobia contra os migrantes (aqueles que ousam ficar depois do feriadão) aqui em Florianópolis está atingindo um patamar problemático. Qualquer arruaça que exista, culpam-se os visitantes, os que não são daqui. Enquanto os nascidos aqui tornam-se paradigmas da virtude e dos acertos. Todos são migrantes neste país que não pode regular a paisagem para os habitantes da nação soberana. É por isso que estou aqui, pleno de Brasil, trabalhando e morando no investimento de toda uma vida que fiz na ilha.

Lula fala, fala e ameaça: não sabem com quem estão lidando. Enquanto isso, a direita, com a cara limpinha e no maior desplante, exibe sua pseudo competência em inúmeros comerciais. A irresponsabilidade pol?ítica de quem ocupa hoje os cargos mais importantes da República criou essa situsação. O povo que agüente. Não tenho comentado política porque o Diário da Fonte já falou sobre tudo isso antes de estourar na mídia. Sr. Alckmin: limpe o Pinheiros e o Tietê e depois fale em competência.

Fomos obrigados a erradicar o Livro de Visitas do site porque centenas de mensagens por dia atulharam de links suspeitos esse espaço que deveria ser de compartilhamento com os leitores. Por que fazem isso? Porque sim, porque gostam. Não toleram que exista um lugar onde os medíocres não tenham vez. Quem quiser escrever para o site, é só enviar mensagens para meu e-mail (nei@consciencia.org). Infelizmente vai ser assim, até pelo menos passar esse ataque despropositado.

A Editora Globo me informa que vai negociar com o melhor preço o reparte de meu livro No Mar, Veremos, primorosa edição de 2001, com apresentação de Mario Chamie, e que foi brindado com o pesado silêncio da grande imprensa, que nem sequer noticiou que o livro existia. Sei de dezenas de pessoas que querem comprar e não o encontram na livraria. Deve ter muito mais, mas quem saberá? Participei de três Feiras do Livro para lançar No Mar, Veremos, fiz três lançamentos em dois estados, dei entrevistas de meia hora para dois canais de televisão, coloquei link permanente no ar na Internet. Mas é assim mesmo. Este é um duro ofício que aos poucos vai se impondo, apesar de todos os obstáculos. E preparem-se que vem mais coisa por aí. Lugar de poeta é na praça, diante do público. Conquistei esse espaço na marra. Vou continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário