26 de abril de 2023

 RELATÓRIO DA VIAGEM EM MISSÃO DE PAZ 


Navegando no navio que me recolheu de um naufrágio 

E foi reformado depois de minha volta triunfal à terra sagrada

Fui recebido em todos os continentes

Fiz continência para tripulações diversas

E capitães de todas as cores

Sóbrio e abnegado em minha farda de oficial outorgada por meus pares

Sem o merecimento da guerra mas da sobrevivência

E desci em portos capitais e desconhecidos

Depositei flores em túmulos de heróis

Eternizados em bronze extraído de canhões

Que abrigam frases ensinadas pela vida 


 Não foi a apoteose de um guerreiro

Mas de um cidadão comum adotado pelo mar

E que no chão da sua Pátria exerce a sabedoria

Dos viajantes que somem no horizonte

E depois de muitos anos voltam para contar o que viram

Nas tempestades enviadas por Netuno

O pai das águas que engolem esquadras

E devolvem os aventureuros com o dom da profecia


Nei Duclós

Nenhum comentário:

Postar um comentário