12 de março de 2020

ELVIRA

Nei Duclós


Elvira é a irmã com nome da minha vó
A viúva filha de italiano que criou quatro filhas
e o primogênito Nico
Só conheci um retrato desta vó que ficava em moldura oval na parede
Rosto de perfil vestindo luto pesado
Perdeu cedo o marido para a tuberculose
Que lhe deixou um pedacinho de terra
Herança das sesmarias dos Carvalho

A Elvira que nasceu da minha mãe era diferente
Próxima doce cultivava o silêncio
Foi embora cedo também, a professora casada com militar e que não deixou filhos

Algumas mulheres desta familia com tantas delas
Tias primas irmãs mãe
Mulheres em volta do ninho
Onde pia o poeta menino
Na correria do amor e do carinho

Quando cresci demais e todos riam
Elvira sorria para mim
Eu me sentia com domínio
do meu corpo e meu destino



Nenhum comentário:

Postar um comentário