29 de agosto de 2017

E O VENTO LEVOU: CINEMA SOB AMEAÇA

Nei Duclós

Donos de cinema de Memphis, EUA, que só passa filmes clássicos, concordaram em retirar de cartaz E O VENTO LEVOU por ser "racista" conforme a visão de grupos de militância da cidade, de maioria negra.

Ninguém está livre da ignorância, mesmo quem luta por direitos. Baseado um best seller escrito por uma mulher, Margaret Mitchel, o filme é antes de tudo uma saga pacifista protagonizada por uma herdeira (Scarlet O´Hara, interpretada por Vivien Leigh, memorável) que perde sua riqueza com a guerra. A história é um libelo contra a estupidez masculina e uma lição de sobrevivência das mulheres brancas e negras. A obra é também um marco por ter a primeira atriz negra, Hattie McDaniel no papel de Mammy, a ganhar um Oscar, servindo de exemplo de superação e estímulo na luta contra o racismo.Vivien também ganhou o Oscar, o filme todo levou 8 (direlção, roteiro, edição etc.).

A obra mostra personagens da época da escravidão. Mas foi lançado em 1939 quando o mundo enfrentava exatamente o que o filme condena: a barbárie da guerra desencadeada pela opressão. Época em que as mulheres de todas as raças foram convocadas para a sobrevivência diante da ameaça de, mais uma vez, a escravidão, no caso o nazismo..

Filme que é um monumento da Sétima Arte, amado e celebrado por muitas gerações e que reporta um grande desencontro amoroso (onde desponta o cínico Rett Butler, interpretado por Clark Gable)num mundo em extinção. Não há na história do cinema cena mais impressionante do que a multidão de moribundos na Atlanta sitiada num cenário de horror onde se destaca o desespero da heroína, representação de todas as vítimas do conflito.

Mais importante: o filme não doura a pílula de ninguém, não há inocência, apenas a garra humana para driblar a morte. As duras consequências do terror ambiente está na insanidade de outra grande intérprete negra do filme, Butterfly McQueen no papel de.Prissy.

Lamento que as pessoas sejam impedidas de ver esta obra prima por força da ignorância fantasiada de boas intenções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário