22 de julho de 2017

GARCIA NA SEÇÃO DE LIVROS DA SENHOR



Nei Duclós

Indicado pelo professor Luiz Gonzaga Belluzzo, que era conselheiro editorial da Senhor dos anos 80, revista dirigida por Mino Carta na Editora Três, o acadêmico Marco Aurélio Garcia foi um dos resenhistas da seção de Livros que foi criada e editada por mim por cinco anos.. Garcia era competente e importante para nossa seção. Eu enviava, a seu pedido, os lançamentos de História e ele distribuía entre os professores da Unicamp. Abastecia assim a revista com textos (remunerados, além de o resenhista ganhar o livro de presente, o que não acontecia na Veja, por exemplo, para a qual colaborei por algum tempo). Garcia ajudava a preencher as muitas páginas que me cabia editar. Nos entendíamos perfeitamente. Ele sempre gentil e atento. .

Outro âncora da seção era Fernando Homem de Melo, que cuidava dos lançamentos de economia. Fazia a mesma coisa, repassava os títulos para colegas acadêmicos. Na sociologia e na política tínhamos o dinamismo de Maria Victoria Benevides e na filosofia o tímido e brilhante Luis Salinas Fortes. Ambos faziam resenhas primorosas (Salinas ficava em dúvida sobre o texto e me perguntava. Eu ria e publicava tudo na íntegra, obviamente. Salinas é um dos mais celebrados acadêmicos de filosofia do país. Partiu cedo, infelizmente). E havia ainda, em todas as edições, o Emir Sader, recém vindo do exílio, magrinho e de bolsa a tiracolo e cabelo comprido.

Talvez esse tenha sido meu mais importante trabalho no jornalismo, o de maior repercussão, pela qualidade dos colaboradores e também pela maneira como eu editava, tratando Livros como se fosse uma seção de Política e Economia (o que no fundo era), ou seja, com títulos e destaques de primeiro caderno e não de periferia, de "entretenimento". A seção de Livros era a Cultura da revista, assunto que não era abordado no resto da publicação, focada em Política, Economia e Negócios.

Mino Carta não tinha planos para uma seção de livros. Acontece que antes de ele chegar eu fechava a revista inteira, que era quinzenal, como editor de texto do diretor dessa fase, meu querido e saudoso amigo Mucio Borges da Fonseca ("vamos fechar, Nei Duclôs, vamos fechar" dizia ele mudando a acentuação do meu nome, batendo palmas e soprando as mãos de tanta ansiedade). Mino viu meu trabalho enquanto fazia a transição para a Senhor semanal.

Eu tinha entrado em contato com as editoras importantes e estava forrado de livros sérios, que não eram abordados pelos outros veículos, que só cuidavam no geral de best- sellers e modinhas. O executivo da Brasiliense, Luiz Schawarz (que a partir desse trabalho com Caio Graco fundou a Companhia das Letras) veio me pedir espaço para que eu mandasse resenhar As veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, que era best-seller (tinha vendido 80 mil exemplares) e nem Folha, Estadão ou Globo tinham dado destaque. Escancarei a revista para Schwarz, mandando resenhar inúmeros lançamentos que ele editava na Brasiliense.

Mais tarde a Folha roubou alguns colaboradores e imitou um pouco nossa seção. Saí da Senhor e fui para a IstoÉ para ser um dos editores de Brasil. Mas a seção permaneceu até a Senhor ser engolida pela IstoÉ. Até hoje desconfio que Mino não perdoou minha saída e fez a Três comprar o título rs. Claro que não fui aproveitado. Sobrei. Quem manda ser ingrato.

Foi quando surgiu a provisória IstoÉ/Senhor. Hoje não temos pistas dessa Senhor dos anos 1980, revista primorosa, impressa em papel bíblia, que teve presença importante na chamada abertura. Mas nós, que carregamos aquele piano, meia dúzia de abnegados, sabemos que ela existiu. A redação ficava na sede da Três na rua Wliiam Speers na Lapa de Baixo. A foto dá uma ideia do prédio detonado. Ali, com janelas emperradas, teto que chovia fuligem, fazíamos a sofisticada Senhor. Coisas do Brasil. Eu ia de ônibus. Para chegar no trabalho cruzava um túnel tenebroso para pedestres, sob a linha do trem. Esta é uma profissão heróica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário