22 de julho de 2016

CANTO PARA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO



APRESENTAÇÃO

Os poemas que compõem este Canto foram escritos sob o impacto do atentado que matou em Bagdá, a 19 de agosto de 2003, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que estava em missão de paz pela ONU, do qual fazia parte como um dos seus mais destacados estadistas.

Cada verso seguiu os passos da agonia, morte e funerais por três continentes daquele que deu o exemplo de competência numa vida de grandes realizações, como a difícil obra de devolver ao Timor Leste seus dias de normalidade política e social.

Quando é grande a perda, e incomensurável o tamanho da dor provocada por esse evento que consolidou uma situação de convulsão permanente no Oriente Médio, acreditamos que a poesia transcende os discursos fúnebres e celebra um cidadão voltado para o bem e focado na importância e seriedade do seu trabalho.

Apesar da crueza do fato abordado, a poesia se permite não apenas gravar na memória o que ele significa, mas servir de contraponto às imposições da barbárie para buscar a sintonia com um futuro menos comprometido com o sofrimento.


Nei Duclós

Autor de mais de 20 livros de poesia, romance, contos, crônicas, História e ensaios.Jornalista desde 1970. Nascido em Uruguaiana, RS, em 1948, mesmo ano em que Sérgio Vieira de Mello veio ao mundo no Rio de Janeiro.

RETORNO - Peça seu exemplar em PDF pelo email neiduclos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário