30 de março de 2009

TV TRATA INTERNET COMO CURIOSIDADE


Internet é liberdade, a mídia das fontes (essa é a origem do nome deste jornal). Não tem centro, mas tem poder. Os veículos impressos estão fazendo água, por terem abandonado o jornalismo e apostado nas firulas. Não dá para concorrer com a rede em matéria de firulas, mas isso não significa que a internet seja uma espécie de animalzinho de estimação da televisão. Vejam por exemplo como ela é abordada pela Globo:

VILANIZAÇÃO - Tudo que é crime é relacionado com a internet: pedofilia, falcatruas, encontros amorosos suspeitos, venda de drogas. Cuidado em deixar que as crianças usem a internet. Melhor que fiquem consumindo Xuxa, seus desenhos execráveis (onde só tem violência e baixaria) e seus produtos descartáveis.

SUPORTE DO NOTICIÁRIO - Se você não aprendeu direito como alisar o cabelo com abacate, vá até o nosso site que tem tudo lá. Depois das mentiras veiculadas por este poderoso veículo, continue conversando no dabliu dabliu dabliu com o Doutor Caligari, que ele vai contar tudo sobre os crimes da internet. Já que agora você está muito bem informado depois de assistir na poltrona o nosso noticiário, divirta-se um pouco acessando nosso site. Lá está cheio de informaçõezinhas pífias bem ao gosto de você, little brother.

POVO SEM SOBRENOME - O João Antonio, de Anápolis, pergunta para o Falcão: se o Robinho joga recuado, como poderemos vencer do Equador? Bem, João Antonio, essa é a coisa como um todo, veja bem. Próxima pergunta, desta vez de Clotineide, de Tremembé: Kaká faz falta? Você sabe, Clotineide, Kaká faz falta em qualquer time do mundo. Para isso serve a internet: é um eterno povo-fala sem identidade nem importância. Claro que os jornalistas esportivos nem acessam os comentários para valer contra o trabalho que eles desenvolvem de maneira pífia na televisão. Seria um escândalo. Melhor tratar todo mundo como débil mental. Pergunta para o Falcão: você fala rapidinho assim senão o Galvão Bueno te bate com o microfone na cabeça?

DETETIVE VIRTUAL INFORMA: ISSO É MENTIRA! – O Tadeu Schmidt, no Fantástico, está encarregado de dizer que a internet está cheia de truques e armadilhas e todos devem ficar atentos, pois isso significa que você pode ser enganado por essa coisa chamada rede mundial de computadores, entende? Claro que a televisão só diz a verdade e jamais tem um ombudsman, uma autocrítica, uma crítica veiculada pelas emissoras de televisão. A não ser quando o Brizola ganha na Justiça e faz o Cid Moreira dizer tudo o que sabemos sobre a Globo. Mas isso quanto tínhamos líderes.

INTERATIVIDADE DE PROFESSOR DE CURSINHO – É o que parecem esses apresentadores que ficam tocando botões imaginários para mostrar imagens de internet. Eles ensinam, catequizam, mostram como a internet pode ser importante para divulgar as viagens turísticas do Zeca Camargo pelos patrimônios da humanidade ao redor do mundo, essa grande armação das grandes potências para “libertar” territórios dentro das nações e mudá-los de mãos. Patrimônio da humanidade é a explosão nuclear em Hiroshima e Nagasaki. O resto é país mesmo, donos de seus narizes (pelo menos em tese).

RETORNO - Imagem desta edição: Bikes no inverno em Amsterdam, foto de Daniel e Carla Duclós. Amsterdam não é patrimônio da humanidade, mas dos holandeses. Sabiam que o Brasil é o país que tem mais "patrimônios da humanidade"? Daqui a pouco, todo o território nacional será tombado em nome do Al Gore. A oposição americana já prometeu enfiar o Obama no meio da mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário