16 de junho de 2007

A DESMORALIZAÇÃO DA ESCOLA


Virou moda: todo mundo adora tripudiar em cima das frases dos alunos que se submetem ao Enem ou aos vestibulares. Quem divulga as chamadas pérolas, com Enjôo Soares à frente, se sente no poder do conhecimento, pontifica sobre os pobres mortais, se destaca pela sua sabedoria, pelo seu conhecimento gramatical, seu pleno exercício de se achar o rei da cocada preta. Por acaso você viu alguém divulgar as melhores frases do Enem? As mais bem elaboradas? Não. Fazem tabula rasa dos estudantes, como se esta geração fosse de idiotas e as anteriores, de gênios.

O objetivo é um só: continuar sucateando a educação, desmoralizando-a de todas as maneiras. Tudo virou uma Escolinha do Professor Raimundo, aquele quadro humorístico que se repete ou se repetia em todos os canais, onde um professor sério servia de escada para alunos comediantes. Acabar com a educação pública para privatizá-la e destruir a educação brasileira, para melhor entregar o país, são obras da ditadura que nos governa há mais de 40 anos, reproduzidas e reiteradas todos os dias pelos chamados “formadores de opinião” (que pretensão! ninguém faz a cabeça de ninguém).

Acho tudo isso uma injustiça e uma sacanagem. Aqui, vou comentar algumas dessas frases, para provar que entre nossa nova geração temos autores de grande talento, que se manifestam de várias maneiras. Tive o cuidado de corrigir a ortografia, coisa que faço há quase 40 anos nas redações brasileiras (sempre como editor de texto, jamais como revisor). Por que todos os jornalistas que passaram pela minha caneta teriam mais direitos do que os estudantes ? Só a meninada erra ao escrever? Dá licença.


FRASES CERTEIRAS:

"A comunicação é de massa porque precisamos utilizar a massa cinzenta para compreendê-la". Frase maravilhosa, que peita o cânone da palavra “massa”, tão usada a partir do final dos anos 60, quando McLuhan virou febre.

"Os analfabetos nunca tiveram chance de voltar outra vez para a escola”. Nada mais verdadeiro. Temos analfabetos porque as pessoas, cedo, são jogadas na luta pela sobrevivência e não conseguem mais voltar a estudar. Qual o problema dessa frase?

“A principal função da raiz é se enterrar no chão." Alguma dúvida?

“O vento é uma imensa quantidade de ar”. Frase maravilhosa, perfeita. Sem nenhuma ironia. Vejam a consonância entre vento e imensa, vejam a palavra ar desmanchando a frase no final e se sintonizando, pela oposição entre som fechado e aberto, com a primeira sílaba de quantidade.

“O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.” O autor usa a palavra superabundância no contexto oposto ao uso comum. Isso é criação. E a frase está correta. Há excesso (superabundância) de demandas nos países pobres.

"A Previdência Social assegura o direito à enfermidade coletiva." Quem poderá discordar?

FRASES POÉTICAS:

"Onde nasce o sol é o nascente , onde desce é o descente." Descente foi usado de maneira proposital, de ser para baixo. Nenhum trocadilho com decente, apesar de, na forma original, estar grafado assim esta palavra. Mas sabemos o que o autor quis dizer, e o disse de maneira sonora e clara.

“A harpa é uma rosa que toca”. Imagem tocante, digna da melhor poesia. Tocar, no caso, tem duplo sentido: tocar pela emoção e tocar mesmo, tirar som de um instrumento.

“O Chile é um país muito alto e magro.” O país de Pablo Neruda deveria adotar esta frase. Define poeticamente a geografia de uma nação, ao mesmo tempo que denuncia o aperto do seu território num continente tão largo e comprido.

“A insônia consiste em dormir ao contrário”. Qual poeta não gostaria de ter esta idéia? Ficar acordado contra a vontade é o sono pelo avesso.

FRASES HISTÓRICAS

"Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo na Russia". Quem gosta de atacar a revolução cubana deve ter se identificado com esta frase. A direita confunde as várias correntes da esquerda, onde tudo se parece, de Lênin a Fidel. A História é uma versão construída a partir das versões dos fatos. O autor da frase usou apenas o que os historiadores e ideólogos adoram usar.

"Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido". Verdade. Houve um tempo em que era difícil confessar que Deus não existia.

"A capital da Argentina é Buenos Dias." O mundo hispânico se parece em todas as nações, segundo a versão ianque do mapa mundial. Abaixo do Rio Grande tudo é México.


Eu poderia ficar aqui indefinidamente defendendo o direito dos estudantes se manifestarem como bem entendem. Os jornalistas, políticos, humoristas se dão o direito de dizer qualquer coisa. Mas a meninada não pode. Por quê? Vamos acabar com isso. Não se trata de justificar o analfabetismo e a confusão nas escolas. Mas de alertar que essa campanha só serve para desestimular os estudantes. Vamos cuidar das salas de aula, dos professores, das políticas públicas para a educação. E vamos olhar com mais generosidade o que as novas gerações produzem, mesmo sob as piores condições. Ficar "denunciando" as frases é tripudiar.


RETORNO - Imagem de h0je: Escola Estadual da Penha, por Marcelo Min. Falam tão mal dos estudantes, mas ninguém vai lá consertar o estrago. É de doer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário