6 de fevereiro de 2007

APOCALIPSE DE RESULTADOS



Lembram da vaca louca? Foi o fim do mundo. E o bug do milênio? Ia foder tudo. E a gripe aviária? Muito pior do que a gripe espanhola. Teve mais: a fase dos asteróides que iriam se chocar contra a terra; a hecatombe nuclear; a iminente era do gelo. Agora mudou, a moda é o aquecimento global. O inverno, onde moro, é rigoroso. Há anos falam em aquecimento global e sempre congelo por longos meses. Mas parece que agora a pauta é séria. Vão derreter as calotas polares e babaus cidades à beira mar, vai ficar tudo embaixo da água. A salvação será emigrar para terras altas, como São Paulo. Opa! Ou São Joaquim, onde neva. Ops: está frio? Com certeza, está frio. Puxa, está frio aqui em São Joaquim. Só para ter uma (jamais duas) idéia, está calor aqui na praia. É com você, Bonner.

O Apocalipse parece ser um bom negócio, senão não seria tão incentivado. Graças a Deus passou a época do milênio, essa palavra execrável que encheu os tubos de todo mundo. Milênio é a senhora sua mãe. Porque completava três zeros e pronto, assim falava Zaratustra, ou Nostradamus, ou Nicodemus. Tudo estava escrito. E o mundo acabava assim de uma hora para outra. Já acabou? Cut!, como diria John Ford.

Como o troço é resistente e não há o que o acabe, o Apocalipse acaba virando moeda de muito valor, gerando resultados, como dizem as consultorias. Soube que o medo da gripe aviária abriu o mercado de marrecos, por exemplo. E que a crise da vaca louca acabou quando sepultaram um trilhão de toneladas de proteína e deixaram de dar carne para os coitados do bovinos vegetarianos comerem. E que o efeito estufa é asneira perto do que a terra pode aprontar. Como se tivéssemos algum efeito sobre esse gigante boiando no éter.

Mas vocês já viram esse troço de créditos de carbono? É assim: a indústria poluidora do país rico compra seu direito de poluir. Compra de quem? das empresas não poluidoras dos países pobres. Mas, caceta, se o objetivo é não poluir, então basta pagar para cometer o crime? Ou seja, o objetivo é bufunfa e não o tal desenvolvimento, um argumento que considero insustentável. Ninguém quer desenvolver nada. Querem é pila, grana, money, dóla. Seja de que jeito for. Para isso dizem e falam qualquer coisa. O que tem de matéria, capa, noticia sobre o novo apocalipse do aquecimento global não está no gibi.

Esse negócio de fim de mundo é pura cultura pós segunda guerra, logo depois que os americanos torraram 400 mil civis no Japão com bombas nucleares. Todas as histórias em quadrinhos, os tais comics, é de malévolos apocalípticos que queriam destruir o mundo mas o capitão Marvel não deixava. Shazam! É com você, Fátima. Mas as pessoas ficam brabas se você se você tentar desmoralizar o apocalipse delas. Finja que você acredita. No fundo, você acredita. Só não suporta que só se fale nisso em toda a mídia e que isso vire uma commodity qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário