30 de novembro de 2006



A LUTA CONTINUA

Assim como existem pessoas pagas para mentir no lado comunista, sobra gente da mesma laia no lado oposto. Por motivos que desconheço, a imprensa brasileira continua na Guerra Fria e exulta, praticamente goza, quando enfoca a tal derrota do socialismo para o triunfante capitalismo. Mais realistas que o rei, os jornalistas de TV principalmente adoram dizer que o Vietnã hoje é um tigre asiático, que a Rússia é tão capitalista que parece Chicago dos anos 20, que a China é um capitalismo de estado. O importante é desmoralizar o socialismo usando a bandeira rota do stalinismo e tentando reverter a História, como acontece com essa criatura execrável que é o Oliver Stone, mentiroso profissional sobre a derrota americana para o bravo povo vietnamita. Como no filme "Entre o Céu e a Terra", ele procura justificar o massacre antes da derrota, colocando os guerreiros vitoriosos, os vietcongs, como os últimos seres sobre a terra. Os guerrilheiros são sádicos, estupradores, bandidos na visão tosca de Stone, típico americano que não consegue entender verdade tão cristalina: que os EUA perderam a guerra, assim como estão perdendo no Iraque, para o povo mobilizado e em armas.

MAO - Basta ler qualquer manual da literatura comunista para os caras entenderem como funciona a cabeça de quem fazia a guerra sob a bandeira vermelha (hoje, não sei mais de nada; marxistas traficantes, por exemplo, não são do meu entendimento). Ler o livro de citações de Mao Tse Tung já ajudaria. A guerra anti-imperialista não se faz oprimindo o povo, como acreditam os americanos. Ao contrário: a guerra é a intensificação das contradições que existem na sociedade. Isso se faz pela conscientização de massa, por meio da agitação e da propaganda. Os guerreiros surgem do própria população e não são um corpo estranho a ela. Os comunistas guerrilheiros procuram ser porta-vozes das comunidades e nelas implantam o racionalismo por meio do exercício do materialismo dialético do marxismo-leninismo. É um achado, de uma simplicidade de dar dó. É por isso que os comunistas venceram no Vietnã, porque se transformaram na vanguarda de um povo insurrecto, para usar uma das palavras favoritas das traduções do escritor veronês Emílio Salgari, que se suicidou aos 83 anos depois de uma vida de sacrifícios.

SANDOKAN - Lido por milhões de pessoas, Salgari é um cult e influiu decisivamente nos comics. Seus romances de aventura, com o impagável Sandokan, empolgavam por serem folhetins anti-colonialistas, apesar de a visão colonialista do autor estar impregnado nos seus textos. É um romantismo tardio (palavra predileta dos acadêmicos), da virada do século 19 para o 20, que enriqueceu os editores e empobreceu o escritor, como informa excelente site uruguaio, revelado pela imperdível Cronopios, revista virtual de Literatura que está dando banho de conteúdo. Mas voltando à guerra anti-imperialista: há um esforço para desmoralizar, por meio da desinformação (especialmente a ideológica) as conquistas do socialismo ao longo da História. Como se tudo tivesse sido em vão e dado com os burros n´água. O objetivo é voltarmos para o capitalismo selvagem pré-1930, em que as pessoas eram sugadas na flor da idade até a morte. O que temos de direitos, poucos, escassos, vieram das lutas sociais. E muitos países são socialistas, portanto essa mentira de que o capitalismo é irreversível, sempre o mesmo, e é vitorioso é coisa de apresentador ou repórter embonecado da televisão brasileira. E o sorrisinho de satisfação que eles dão. Cruzes, como são cool.

CONSCIÊNCIA - Para enfrentar a mentira, nada melhor do que o estudo da filosofia. Miguel Duclós informa: "Mais um e-book está disponível para leitura no site. O índice geral está neste endereço.
É o clássico curso de filosofia do estudioso francês Régis Jolivet, especialista em lógica formal e de orientação católica-tomista. Este belo curso era bastante usado no Brasil - tanto no secundário quanto em algumas instituições de ensino superior - até meados da década de 1960 e contém muitas informações sobre filosofia, seguindo uma ordem de exposição temática e sistemática. O Livro I trata da lógica formal sobre a qual pouco havia em nosso site) , o Livro II aborda a Cosmologia (psicologia, ontologia e teodicéia) e o Livro III trata da Filosofia prática (moral). O livro em nosso site foi dividido e organizado em muitas páginas (basicamente uma para cada capítulo)".

RETORNO - 1. Imagem de hoje: close da maravilhosa ilustração de Claudio Levitan para a capa do meu livro Outubro. 2. Meu site, que faz parte do Portal Consciência, está todo reprogramado e atualizado, graças a Miguel Duclós. Está gigantesco: 240 artigos! Ficou mais navegável e bonito. Trabalho de primeira, com acesso amplo e irrestrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário