3 de abril de 2006

SUBMISSÃO EM MASSA





Sabem aquela risadinha dos apresentadores do noticiário, depois de uma materinha humana com algum detalhe engraçado, um final fofo, essas coisas? Ou a cara séria e admirada do âncora depois de alguns minutos de pseudo-reportagem que encerram alguma lição de ética? São caras feitas de propósito, fazem parte do programa de imposição do imaginário babaca para padronizar e submeter as mentes da cidadania. Parece um exagero, mas vivemos numa ditadura que, por existir há mais de 40 anos, chegou ao requinte do detalhe. Você primeiro mostra o sujeito declarando como ele é um cara de sorte por estar agora, por exemplo, preservando os besouros ruivos das pedras ocultas da Mantiqueira Central. Ou então que está ensinando cachorrinho velho a atravessar a Avenida Brasil.

TREINO - Tem outros focos, como o abraço em câmara lenta entre o babacão RM (Ruim de Mulher) e a vizinha carente, ambos fazendo parte do programa Amigos Para Sempre, uma obra conjunta entre dois bilhões de dólares de dinheiro público e um endereço falso na periferia de Pirituba. Depois desse espetáculo, corta para o apresentador, que dá a risadinha muda, mas iluminada (são tão bem vestidos, todos), que inclui um leve inclinar para a frente e um sacudir de cabeça, como a convocar o telespectador a se emocionar ou achar graça também. Normalmente essas coisas estão no fim do noticiário. É a hora da emoção. Hora da submissão total, pois você é treinado a achar que esta vida escrava tem lá as suas vantagens.

SHOW - A direita brasileira é um show de variedades. Seu principal disfarce foi se fantasiar de politicamente correto, depois de esquerda e agora se aprofunda na idéia de que estamos vivendo um momento único, de fortalecimento das instituições. Nada se fortalece com a confirmação continuada de que todo dinheiro do Tesouro Nacional vai parar no bolso e na conta dos espertalhões (e nem pense em ter uns 15 paus estocados que vem o Ministro da Fazenda e quebra o teu sigilo, seu, seu, seu...pobre!). A cara lavada de membros dos partidos que já tiveram sua vez no butim chegam com o velho discurso da ética. Vi esse filme mil vezes. Os que se dizem os mais éticos são os que mais roubam. Se alguém disser que é inocente e que tudo isso é uma barbaridade, desconfie. Porque a bandalheira vai continuar, com as instituições solidamente ancoradas na corrupção.

ROMY - Todos são culpados. Isso não quer dizer que ninguém mereça uma chance de sair dessa arapuca. Mas não vai ser se acostumando aos gestos estudados da TV que criaremos algo fora da ordem, uma solução. Resumindo: você abre o armário, dá uma olhada nos seus esqueletos, liga a TV e desconfia. Na hora de votar, não se enrede. Não reclame inocência: quantas vezes por dia você diz sim para sobreviver? Assim é a idade adulta: você se enxerga, mas também vê com mais clareza o que está pegando na política e na economia. E não se trata de fazer aquela cara de um apresentador, que enruga a testa, dá um sorrisinho de lado e faz um tom de voz tipo você é tão canalha quanto eu. Não somos canalhas, somos sobreviventes.

E saia de frente das câmaras que eu quero ver uma matéria sobre o baterista Dom Um, que morreu sem que ninguém tenha dito nada. Por que nenhuma TV passa O Processo, de Orson Welles, com Anthony Perkins e a magnífica Romy Schnneider (foto deste post)? Porque precisam dar aquela risadinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário